Por Bruno Brito - A grande expectativa para o São João em Cruz das Almas não é explicada apenas pelas atrações que se apresentação na cidade, mas também pela estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. A entidade aposta em um incremento de até 20% nas vendas do comércio durante o período de festas juninas. Outro setor otimista é o hoteleiro, que espera uma taxa de ocupação de 100%.

De acordo com o presidente da CDL Cruz das Almas, Martinho Vitorio da Silva, a expectativa é a melhor possível para o comércio do município, sobretudo porque o mês de junho, por si só, já é marcado por uma alavancada nos negócios.

"Há aquela tradição do comércio dar uma alavancada por conta dos festejos, da própria ornamentação, então tudo isso gera um clima propício. Todo esse ambiente já cria um clima favorável, inclusive para os moradores das cidades circunvizinhas que querem ver a ornamentação, daqueles que moram mais distantes, e também querem ver a ornamentação. Sem dúvida, é algo que contribui e atrai clientes para o comércio".

Conforme Martinho Vitorio, a expectativa é de aumento entre 15% e 20% nas vendas do comércio local. 

"Somos otimistas. Esperamos um movimento eficiente para a economia local, e é importante destacar que nossa cidade é também marcada pelo comércio da agricultura familiar, que é muito beneficiada nessa época do ano, com a comercialização de amendoim, milho, laranja, licores tradicionais, entre outras iguarias. Nossa rede hoteleira e pousadas estão praticamente com 100% de ocupação. Então, com isso tudo, há uma expectativa alta para esse período junino", pontuou.

Na avaliação de Martinho, um aspecto que contribui para esse movimento é a grade de atrações, que conta com nomes como Wesley Safadão, João Gomes, Xand Avião e Tarcísio do Acordeon.

"A nossa grade de festas contribui para essa vinda de turistas e, consequentemente, impacta positivamente no comércio. Eu acredito que, ao retornar para suas respectivas cidades e estados, eles vão divulgando a nossa cidade, levando informações sobre Cruz, para que possamos ser mais reconhecidos, bem como nosso São João, e isso vai refletir em um impacto ainda mais positivo sobre o nosso comércio", projetou.

Já o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Cruz das Almas, Euricles Neto, ressaltou que o comércio local foi aquecido desde os primeiros anúncios da grade da festa de São João. Segundo ele, o principal reflexo foi visto no setor hoteleiro.

"Desde os primeiros anúncios da grade do São João, nosso comércio foi aquecido, e o setor hoteleiro e imobiliário de Cruz está com sua capacidade quase que em 100% de ocupação", enfatizou.

Ainda segundo o secretário, o quadro tem contribuído para a chegada de investimentos na cidade. "Cruz das Almas tem recebido investimento nessa área privada. Os proprietários de hotéis e pousadas têm investido alto, já prevendo esse aumento de público. O setor hoteleiro é o que primeiro recebe esse impacto positivo na economia, visto que, logo após o anúncio das atrações, a procura de hotéis e residências disparou, refletindo positivamente em toda a economia do município", concluiu. Com informações do Portal Muita Informação.